sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O Manifesto Dogma '95


DOGMA ´95

“Eu juro me submeter ao seguinte conjunto de regras criado e confirmado pelo Dogma 95:

1- A imagem deve ser feita em locação. Objetos e cenários não podem se incorporados. Se um determinado objeto em particular for necessário à historia, deve-se encontrar uma locação onde tal objeto exista.

2- O som nunca pode ser produzido separadamente das imagens e vice-versa. Música não deve ser usada a não ser que ocorra na cena que está sendo filmada.

3- A câmera deve estar na mão. Qualquer movimento ou imobilidade é permitido, desde que seja produzido pela mão. O filme não pode passar onde a câmera esteja. A filmagem deve ocorrer onde o filme se passa.

4- O filme deve ser em cores. Iluminação especial é inaceitável. Se há muito pouca luz para a exposição, a cena deverá ser cortada, ou uma simples e única lâmpada deverá ser acoplada à câmera.

5- Trabalhos óticos e filtros estão proibidos.

6- O filme não pode conter ação superficial. Assassinatos, disparos de armas, etc., não podem ocorrer.

7- Alienação temporal e geográficas estão proibidas. Isso quer dizer que o filme se passa aqui e agora.

8- Filmes de gênero não são aceitos.

9- O formato final do filme precisa ser 35 mm acadêmico.

10- O diretor não deve receber crédito.

--Além disso, juro como diretor, renunciar a meu gosto pessoal. Não sou mais um artista. Eu juro renunciar à criação de uma obra, já que considero o instante mais importante que o todo. Meu objetivo supremo é arrancar a verdade de meus personagens e cenários. Prometo fazê-lo por todos os meios a minha disposição e ao custo de qualquer bom gosto e considerações estéticas. Portanto faço aqui meu voto de castidade”.

Copenhague, segunda feira, 13 de março de 1995.

Lars Von Trier e Thomas Vinterberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário