DOGMA'95
Após a assinatura do Manifesto Dogma 95, no dia 13 de março de 1995, em Copenaghem, por cineastas liderados por Thomas Vintemberg e Lars Von Trier, já foram realizados filmes Dogma '95 em quase todos os paises com atividade cinematográfica . O Dogma 95 significa um resgate do verdadeiro cinema. E isso é possível, porque a forma de produção estabelecida nos seus mandamentos, desnuda completamente o filme, abrindo mão de tudo o supérfluo, que somente tem como objetivo dissimular a falta de conteúdo, deixando apenas a essência do cinema: o roteiro, os atores e o momento pelo momento.
Paradoxalmente, as limitações impostas pelo Dogma 95 conduzem à libertação. O cumprimento das 10 normas impostas obriga aos cineastas a buscar alternativas e serve de estímulo à criatividade. É um passo à frente na democratização do cinema, desde que antepõe o valor da capacidade narrativa sobre a técnica e os artifícios,
Dogma 95 propõe um cinema cru e irreverente, que procura emancipar a forma de ver e de fazer cinema,.
Trata-se de fazer um bom filme, que sustente a atenção do espectador pela boa atuação e o bom roteiro, livre de artifícios que mascaram a falta de conteúdo.
“VELÓRIO EM FAMÍLIA”, tem o orgulho de ser o PRIMEIRO FILME BRASILEIRO DOGMA’95, um marco na história do Cinema Nacional.
A direção é de Rosário Boyer e Edgar Romano, ambos formados pela Faculdade de Cinema Estácio de Sá . O roteiro foi escrito por Rosario Boyer, baseado no livro “Velório em Família - os contos que inspiraram o roteiro do primeiro filme brasileiro Dogma 95”, Editado pela All Print Edições, São Paulo. |
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